Construtora, Imobiliária, Loteamentos

Nova marca firma a atuação da AELO em nível nacional!!!

O apoio à nova marca AELO

Nos últimos dias, o presidente da AELO, Caio Portugal, e os demais diretores receberam mensagens de congratulações pelo lançamento da nova marca-símbolo da entidade, apresentada na edição anterior do boletim “AELO Online”. A partir deste mês, o desenho de estilo moderno da nova logomarca passa a ocupar espaço na comunicação da entidade, em substituição à imagem utilizada por três décadas. Em 1981, ao ser fundada, a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, a AELO paulista, era resultado do desdobramento da Associação Nacional dos Empresários de Loteamentos (ANEL), que havia sido criada após a Lei n.º 6.766/79 e que daria origem às várias entidades estaduais. Agora, tendo atingido o âmbito nacional, com associados de 14 Estados, as cores paulistas – preto, branco e vermelho – e o mapa estilizado de São Paulo da marca original dão lugar a um símbolo de design moderno, em que predominam o verde e o amarelo da bandeira do Brasil.

Aqui está a nova marca, que surge em novo ciclo de evolução, de expansão e de conquistas. Nesta edição do “AELO Online”, a mudança volta a ser assunto.

Variação

Uma das mensagens de congratulações mais entusiasmadas é a de Mariângela Iamondi Machado, da Focus Trading Associações & Bairros Planejados, e membro do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU). Ela escreveu: “Prezado Caio e demais Diretores. Recebam meus cumprimentos pelo novo e maravilhoso logo da AELO, que consegue demonstrar a representatividade de abrangência nacional, e também a consolidação da marca do respeito dessa entidade para com o território brasileiro (a preservação de seu solo e do meio ambiente, através da adequada escolha das cores verde e amarela),  adicionada a geometria de um parcelamento do solo que serve como simbologia do árduo, contínuo , determinado e responsável esforço dos loteadores, em prol de um país  cada vez mais livre e desenvolvimentista. Parabéns pela escolha! E sucesso aos dirigentes, associados e  parceiros , que  se identificarão através dessa renovada identidade. O símbolo se investirá do alto espírito de convergência  e também  como  importante referência  para essa  longa e infinita jornada urbanizadora.”

Explicações sobre o moderno símbolo

O diretor de Relações Institucionais da AELO, Jorgito Donadelli, que sugeriu a Caio Portugal a mudança da logomarca, ficou encarregado de sair atrás de uma solução de impacto, que acabou sendo aprovada na reunião da Diretoria de 26 de março.

Jorgito, também representante da AELO na região de Franca, explica: “Venho participando da AELO há alguns anos. Ultimamente, ao verificar que se inscreviam novos associados de outras regiões do País e que já havíamos chegado a um total de 14 Estados, percebi que a AELO é mesmo uma entidade de abrangência nacional. Conversei com o Caio quando de uma de nossas viagens para o Interior e perguntei: ‘Por que não atualizarmos a marca?’ Assim, sairia a imagem do Estado de São Paulo, Estado do qual nos orgulhamos, e teríamos uma identidade mais abrangente, mais condizente com nossa atuação. O presidente concordou que já era mesmo tempo de fazer a mudança. E me pediu para buscar alternativas para a nova marca. Na semana seguinte, pesquisei entre especialistas e recebi sugestões que levavam em conta o campo de atuação e o atual perfil da entidade. Juntamente com o vice-presidente Elias Zitune, repassei o material ao Caio. Em fevereiro, pouco antes do Carnaval, numa reunião de expediente da AELO, o presidente designou a mim e ao vice-presidente, Elias Zitune, para que cuidássemos deste projeto. Iniciamos o trabalho de imediato em uma plataforma de designers, a We Do Logos. Depois do briefing preenchido em conjunto com o Elias, passamos a receber sugestões. Algumas eram muito interessantes. Era apenas necessário fazer ajustes, que expusemos ao Caio. E chegamos a um resultado que acreditamos ser positivo. Um símbolo redondo, que indica a atuação de empresas que abrem ruas e geram lotes, e a sigla AELO se destacando em tipologia moderna sobre o fundo verde. Verde do Brasil.”

Esta ilustração mostra o caminho artístico para a concepção da nova marca, um símbolo redondo, em que surgem, estilizadas, as quatro letras da nossa sigla e, ao mesmo tempo, uma representação de loteamento.

explicacaes-sobre-o-moderno-simbolo

Já foram iniciadas as providências para completa uniformidade da imagem da AELO, desde o papel timbrado na entidade e os cartões de visita dos diretores até a comunicação – site, boletim semanal e jornal impresso.

Os 14 Estados das empresas associadas à nossa entidade são estes: São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Rondônia e Tocantins.

Deixe uma resposta